"Um homem são é aquele que tem a tragédia em seu coração e a comédia em sua cabeça." - G. K. Chesterton, Tremendas Trivialidades
Aviso: este site está em construção!
Minha primeira ideia para este projeto era apenas para ser um podcast onde eu poderia expor minhas opiniões, assim como na descrição do mesmo, sobre "a vida, o universo, e tudo mais", além de ser uma forma de divulgar a personalidade de G. K. Chesterton cuja vida e obra me impactaram tremendamente. Eu queria um espaço pra conversar sem julgamentos e que service como uma ferramenta de discernimento, sem respostas prontas, mas que explicasse as razões pelas quais existem limites impostos pela fé ou pela própria vida humana, e que a vida só pode ser apreciada dentro dos seus limites. Eu não queria que fosse igual a tantos outros podcasts ou outras mídias que já faziam um trabalho de catequeze (inclusive muito melhor do que eu), eu queria que fosse um espaço pessoal com amigos conversando sobre a vida e a caminhada de fé com todos os seus aspectos: seus sonhos e frustrações, suas preocupações e esperanças, suas alegrias e tristezas. Mas também não queria que fosse uma conversa efêmera, que no momento que terminasse cada um fosse pro seu lado e é como se nada tivesse acontecido, eu queria falar da realidade concreta mas aspirando a algo mais, queria que o que quer que fosse falado em cada episódio, seria como o início de uma aventura ou como lembrar do "primeiro amor".
Assim como o próprio Chesterton conseguia ser amigo dos seus debatedores, eu acredito que neste projeto consigo reunir pessoas diferentes para colocarem seus pontos de vista e encontrarmos aqueles elementos que nos tornam amigos porque nos tornam humanos, e nos tornam humanos porque nos tornam mais de nós mesmo como Deus sonhou conosco. É o paradoxo de anunciar que a Verdade una quis estar unida a uma diversidade tão grande quanto é o número de almas que já passaram e que ainda passarão por aqui, que a Perfeição quis servir e sofrer pelos homens como escravo para que o homem pudesse sair da escravidão de ser um mero animal, que a Vida plena mergulhou nas trevas da morte para sufocá-la no abismo sem fim, e que mesmo sofrendo toda a desgraça do mundo basta a graça de Deus para encontrar a paz. Como dizia Chesterton: "o prazer do otimista era prosaico, pois baseava-se na naturalidade de tudo; o prazer cristão era poético, pois residia na antinaturalidade de tudo à luz do sobrenatural, um filósofo moderno me dissera muitas e muitas vezes que eu estava no lugar certo, e eu ainda me sentia deprimido mesmo aceitando isso. Mas eu ouvira que estava no lugar ERRADO, e minha alma exultou de alegria, cantando como um pássaro na primavera. O conhecimento revelou e iluminou aposentos esquecidos da casa escura da infância. Agora eu sabia por que a relva sempre me parecera estranha como a barba verde de um gigante, e por que eu podia sentir saudades de casa estando em casa".
Em 2020 então iniciei com os primeiros episódios (alguns dos quais me orgulho de ter conseguido realizar) com a ajuda de alguns convidados, realizei toda a parte técnica de gravação e edição sozinho, ainda testanto o que achava que seria melhor para o formato do podcast, mas algumas coisas ainda podem mudar e ele pode receber mais propostas de abordagens diferentes. A pandemia meio que foi um impulso para o projeto se concretizar nessa primeira etapa, mas eu também vinha pensando em formas de ganhar dinheiro com algo que não fosse um trabalho formal, pois eu ainda estava ligado ao seminário, e um podcast parecia uma boa oportunidade (que até agora não ajudou em nada). As ideias para novos episódios também foram se tornando ideias para novos projetos, que irei divulgar conforme for possível.
Esse projeto ficou parado por um tempo por várias razões que me deixaram improdutivo, mas quanto mais eu pensava sobre ele, e voltando com a possibilidade de dar continuidade a ele, também veio uma ideia mais ousada, a de criar uma comunidade (ou pelo menos um espaço comunitário) onde fosse possível desfrutar de toda a liberdade dentro dos muros espirituais da Igreja Católica. Não é algo que se caracterize pelo direito canônico (como uma associação de fiéis, por exemplo), nem mesmo está submissa a nenhuma autoridade local da Igreja (embora sejam respeitadas), mas se propõe a ser um espaço virtual de convivência das diferentes realidades católicas do Brasil (ou dos falantes da língua Portuguesa, o que torna um pouco mais abrangente) onde é possível partilhar sobre a vida e debater sobre o universo (com um lugarzinho especial para os temas relacionados ao Chesterton). Apesar de não estar atrelada à alguma autoridade local, todos os membros que participarem deste espaço são encorajados a manter a obediência às suas respectivas autoridades locais, pois a lei universal da Igreja já se mantém naturalmente para todos.
Hoje é possível criar servidores no Discord que possuem essas características comunitárias, então criei um servidor, mas o processo de configuração é bem complicado e ajustar todas as automações, além de conseguir recrutar os primeiros moderadores, não é uma tarefa fácil, também porque muitas vezes o Discord é utilizado por um público muito mais jovem, mas ainda acredito que é uma ideia válida de espaço virtual. Ter este espaço significa muito para mim, pois representa a liberdade da Igreja, especialmente nestes tempos em que se percebe cada vez mais as censuras explícitas à fé cristã, então a proposta é ter um local (mesmo sendo um local virtual) de encontro entre pessoas que compartilham a mesma fé e crescem nela conforme seu estilo de vida permite, onde os debates tem aquela liberdade de uma universidade medieval e a vida pode ser apreciada sem a preocupação com julgamentos (os moderadores vão estar lá para garantir que os conflitos sejam resolvidos entre as partes envolvidas, e não apenas como uma censura, embora sempre seja possível de ocorrerrem casos em que para o bem da comunidade uma ou outra pessoa tenham que perder os seus privilégios, mas a condução dos conflitos é para evitar estes casos extremos, isso aqui não é a casa da mãe Joana). Apesar de tudo isso, este não é um espaço de articulação política, então não haverá mobilizações, abaixo-assinados, ou divulgações partidárias, o debate estará aberto sobre os princípios políticos (de acordo com a DSI) e projetos de governo, mas cada um que deve assumir sua própria responsabilidade civil.
Então para que este espaço seja possível, preciso da ajuda de pessoas que queiram mantê-lo vivo, com segurança e liberdade, além de que preciso de convidados para gravar os episódios do podcast sobre os temas mais variados. Pretendo fazer uma seleção para encontrar as pessoas que queiram fazer parte deste projeto de alguma forma, e se você leu tudo isso e está interessado, aguarde mais informações aqui no site ou em alguma das mídias sociais do projeto (ainda estão em preparação). Aqui se encontra o link para a página do podcast no site da Anchor, onde é possível escutar diretamente lá ou escolher alguma outra plataforma de podcasts conforme sua preferência.
Além da expansão do projeto através de um servidor no Discord como espaço virtual comunitário, também surgiu uma outra ideia, a de realizar "streams" (transmissões ao vivo) na Twitch, mais especificamente, de transmitir conteúdos literários de Chesterton, seguindo o modelo de "stream de produtividade", onde se realiza uma tarefa (neste caso, ler alguma obra do Chesterton) durante períodos determinados chamados de "sprints" com intervalos entre eles que servem como uma pausa e para comentários ou interação com os espectadores e possíveis convidados. Uma vez que o espaço virtual comunitário atende uma necessidade de expandir o projeto sobre a liberdade da Igreja, o canal da Twitch atende a necessidade de expandir o projeto sobre a personalidade de Chesterton, para que ele seja mais conhecido e especialmente para se se possa dar continuidade em seu processo de canonização (para ser um santo reconhecido pela Igreja).
Após realizar a primeira stream (que nem tenho certeza se transmitiu porque depois não ficou gravado e não tenho certeza se é algum problema técnico), com 0 espectadores e sem a possibilidade de reproduzir ela, a situação piorou depois que perdi as configurações do OBS porque tive um problema com o computador. Ainda preciso consertar algumas coisas, repensar e refazer a configuração para dar andamento neste projeto, mas como meu tempo tem sido curto (porque estou me dedicando a desenvolver este site) vai levar um tempo para prosseguir com o projeto. Se está interessado aguarde por mais informações.